

Ah, as abelhas!
De flor em flor, formam a base da vida na Terra. Observá-las sempre me inspirou. Cresci envolvida pela bondade que emana de seu universo e, em cada detalhe, me conectava a algo maior.
ZASM carrega o nome do meu pai, Zilmar Antonio Silva Medina, e todo o amor e respeito que ele me ensinou pelas abelhas. Ao seu lado, aprendi a enxergar a poesia nas pequenas maravilhas do dia: no voo delicado das abelhas, no florescer das plantas, no aroma do mel puro, onde tudo se encontra em perfeita harmonia.
Esse seu olhar atento e sensível me fez perceber que, em um mundo onde a busca incessante por mais muitas vezes nos afasta do coração da vida, as abelhas, com sua simplicidade magnética, nos revelam que é no essencial — no que é natural, genuíno e autêntico — que reside a verdadeira beleza.
Descobri nas abelhas uma inspiração que me guia e um propósito que me emociona. Gosto de acreditar que foram elas que me escolheram.
Convido você a fazer parte dessa jornada. A olhar para as abelhas com um novo olhar, a valorizar a sabedoria da natureza brasileira e a celebrar, junto conosco, a beleza que sempre esteve aqui, esperando ser contemplada.
É tudo sobre as abelhas e tudo para as abelhas.
Com carinho,
O universo ZASM se baseia em três pilares que se entrelaçam em perfeita harmonia —
Resgatamos a meliponicultura, prática promotora da sustentabilidade, que, com sua beleza e sabedoria ancestral, se transforma em arte, protegendo as abelhas nativas e os biomas brasileiros.
Acreditamos que corpo e alma florescem quando nutridos pelo que é puro e genuíno. Nossos méis, obras da natureza, são ricos em nutrientes e compostos bioativos que promovem saúde e bem-estar.
Revelamos que o mel não é tudo igual e transcende o doce comum: é uma expressão de terroir, capaz de adicionar profundidade, autenticidade e singularidade à gastronomia com experiências sensoriais.
Os princípios que nos movem
Quem faz a ZASM acontecer
O impacto das nossas atividades
Disseminamos o saber sobre as abelhas nativas, os biomas e a vital importância de preservar a biodiversidade brasileira, permitindo que essa beleza essencial floresça para as gerações futuras.
Resgatamos a tradição da meliponicultura, unindo saberes ancestrais e inovação para criar méis que celebram a diversidade dos biomas brasileiros e contribuem para a saúde do planeta.
Com práticas responsáveis e manejo consciente, incentivamos uma produção de mel que respeita os ciclos naturais, reduzindo o impacto ambiental e promovendo uma cadeia produtiva ética.
Ao valorizar pequenos produtores, impulsionamos economias locais, fortalecemos comunidades e criamos oportunidades de renda sustentável, alinhadas ao respeito e à preservação da natureza.